VOCÊ É NOSSO VISITANTE NÚMERO
CONTADOR

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Foto: Arquivo
Alagoas irá conhecer os gestores municipais que contribuem para o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas alagoanas. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) realizou no dia 19 de abril, a entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, etapa estadual. O prêmio, que está em sua 6ª edição, é o maior concurso nacional voltado para projetos públicos municipais.

Nesta edição, 31 prefeitos de Alagoas estão concorrendo. Os projetos inscritos foram avaliados por uma comissão, presidida pela Unidade de Políticas Públicas do Sebrae/AL, formada por instituições como Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio), Caixa Econômica Federal (CEF), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), instituições reconhecidas localmente, capazes de realizar este tipo de julgamento por estarem envolvidas no cenário do empreendedorismo e com projetos de desenvolvimento local. Nenhum dos componentes da comissão poderia estar vinculado às prefeituras que concorrem ao prêmio.

Os municípios concorrentes são: Viçosa, Colônia Leopoldina, Boca da Mata, Taquarana, Lagoa da Canoa, Ibateguara, Santana do Ipanema, Coruripe, Passo de Camaragibe, Maragogi, Girau do Ponciano, Olho D'Água das Flores, Feliz Deserto, Barra de São Miguel, Palmeira dos Índios, Piranhas, Batalha, Anadia, Paripueira, Branquinha, Barra de Santo Antônio, Jequiá da Praia, Arapiraca, São Brás, Piaçabuçú, Rio Largo, Atalaia, Maribondo, União dos Palmares, Tanque D’Arca e Paulo Jacinto.

Os avaliadores consideram os projetos com foco no estímulo ao surgimento e desenvolvimento de micro e pequenas empresas, atendendo aos critérios: abrangência sistêmica, impacto na economia local, relação custo e benefício, continuidade e extensão, além de participação e governança local.

A ideia do prêmio, criado em 2001 pelo Sebrae, é estimular a criação de programas de desenvolvimento local, como arranjos produtivos e núcleos de artesanato, e ações de incentivo ao turismo, inovação tecnológica, agronegócio, educação empreendedora, capacitação empresarial, desoneração tributária, acesso ao crédito e promoção da cultura da cooperação; fomentando a criação de um ambiente favorável aos micro e pequenos negócios.

“Queremos incentivar o gestor público a pensar no pequeno negócio, investindo em iniciativas que promovam a inclusão empresarial e o desenvolvimento da população de seu município, por meio de políticas públicas que valorizem a vocação empreendedora e as pequenas empresas”, destaca Marcos Vieira, superintendente do Sebrae/AL.

Nenhum comentário: